Gonçalo Oliveira regressa aos triunfos em piso rápido rumo aos 'oitavos' em Segóvia
Gonçalo Oliveira, número cinco português e 245.º do ranking mundial, regressou aos triunfos em torneios realizados sobre superfície rápida. O portuense de 22 anos precisou de três partidas, mas entrou a ganhar no challenger de Segóvia, Espanha, rumo aos oitavos de final da prova que distribui 85 mil euros em prémios monetários.
Sem disputar um torneio internacional em piso rápido desde inícios de março, no future de Vale do Lobo, no Algarve, Oliveira superou na estreia o belga Yannick Mertens, ex-top 200 ATP e atual 286.º classificado, pelos parciais de 6-3, 3-6 e 6-4, num duelo resolvido em 1h27 e no qual salvou seis dos oito break points que enfrentou.
Esta é a primeira vez que o português vence um embate em quadros principais challenger disputados nesta superfície. Nos oitavos de final, Gonçalo Oliveira, que espera conseguir entrar na fase de qualificação do US Open, tem pela frente o francês Laurent Lokoli, número 346 da tabela mundial, que se tornou o responsável da eliminação do bielorrusso Egor Gerasimov, quinto cabeça de série, logo na primeira ronda.
Na variante de pares, Oliveira defende o estatuto de segundo pré-designado e joga ao lado do turco Tuna Altuna. A dupla encontra na eliminatória inaugural o par composto pelos espanhóis Roberto Ortega-Olmedo e David Vega Hernandez.