Gilles Simon anuncia que vai acabar a carreira no final da temporada

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 8, 2022
Gilles-Simon
Images via Reuters/Tony O’Brien

Há mais um mosqueteiro que vai guardar a espada. Falamos de Gilles Simon, que anunciou que vai terminar a carreira no final da temporada. Aos 37 anos, o francês coloca um ponto final num percurso marcado por 14 títulos, um máximo de carreira na 6.ª posição do ranking ATP e, para já 498 vitórias em quadros principais do ATP Tour.

O veterano gaulês ocupa nesta altura o 158.º lugar da hierarquia mundial masculina, mas ninguém pode apagar o facto de, por exemplo, ter derrotado tanto Roger Federer como Rafael Nadal quando estes eram líderes do ranking. Tal como não se colocam de parte os 14 títulos, com o de Hamburgo em 2011 a ser o mais importante desses troféus.

E isso fica percetível na mensagem com que Simon anunciou a despedida. “Foi uma aventura mágica, maravilhosa e extraordinária. Vai acabar no fim do ano. Um grande obrigado a todos os que tornaram isto possível. Não há tristeza nem arrependimentos. Apenas a vontade de colocar tudo o que me resta. Em cada encontro, até ao fim”, escreveu no Twitter.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/GillesSimon84/status/1522980820889313282?s=20&t=TFWCfHR6kUifWfQcSFoJgQ

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt