Gastão Elias sagra-se campeão em dia glorioso para o ténis nacional
Três jogadores lusos em finais, três títulos conquistados. Gastão Elias foi o últimos dos três finalistas nacionais a entrar em campo este domingo mas não teve problemas de maior em seguir as passadas vencedoras de Pedro Sousa (Hammamet) e João Domingues (Setúbal), sagrando-se campeão em Meste, Itália.
O número dois nacional e atual 98.º mundial, que defendia o estatuto de quarto pré-designado, derrotou Horacio Zeballos, 93.º ATP e terceiro cabeça-de-série, pelos parciais de 7-6(0) e 6-2, em uma hora e 28 minutos de jogo, para levantar o segundo troféu do ano, depois de no mês passado ter singrado em Turim, e décimo da carreira (seis deles em torneios de categoria challenger).
Elias, que acabou por justificar da melhor maneira a sua decisão de não disputar Roland Garros, vai protagonizar uma notável subida no ranking mundial, poucas semanas depois de ter entrado no top-100 mundial pela primeira vez. O português de 25 anos será número 88.º mundial a partir desta segunda-feira, tornando este domingo um dia ainda mais glorioso para o ténis nacional.
O jogador natural da Lourinhã vai manter-se em solo italiano para disputar a partir desta segunda-feira o Challenger de Vicenza, onde surge como o grande favorito à vitória. Defronta o brasileiro Guilherme Clezar na estreia.