Gastão Elias foi o único de 10 portugueses a sobreviver à 1.ª ronda em Vale do Lobo

Por Bola Amarela - Novembro 11, 2025
FOTO: João Mendes/Eupago Porto Open

Gastão Elias foi o único dos 10 portugueses a vencer para inscrever o nome na segunda ronda do quadro principal de singulares do primeiro de dois ITF M25 organizados pela Federação Portuguesa de Ténis na Vale do Lobo Tennis Academy.

Em sentido contrário ao mais velho e experiente da comitiva, Tiago Pereira, Pedro Araújo, Tiago Torres, Tomás Luís, Tiago Cação, Diogo Marques, João Graça, Salvador Monteiro e Rodrigo Leal foram eliminados na primeira ronda deste Vale do Lobo Open 2.

Terceiro candidato ao título, Gastão Elias (350.º ATP) venceu o duelo luso desta jornada ao confirmar o favoritismo sobre o wild card algarvio Tomás Luís (873.º) com os parciais de 6-1 e 6-3 em apenas 73 minutos.

“Não fiz um excelente jogo, mas fui suficientemente consistente, analisou o ex-top 60 depois da primeira vitória na Vale do Lobo Tennis Academy. “As primeiras rondas são sempre complicadas e tentei habituar-me a estas condições porque é a primeira vez que aqui jogo desde que pintaram os courts. Apesar de ser [um clube] muito agradável, há sempre um período de adaptação e foi um bocadinho essa a minha luta hoje. Estive no controlo do início ao fim e tenho margem para melhorar, que é o mais importante.”

Depois de mais três meses a recuperar da rotura muscular no posterior da coxa que o tem atrapalhado ao longo dos últimos anos, este Vale do Lobo Open é o terceiro torneio que Gastão Elias disputa desde o regresso à competição.

O adversário na segunda ronda será o espanhol Rafael Izquierdo Luque (939.º), responsável por uma das derrotas lusas do dia ao vencer o embate de qualifiers com Diogo Marques (1066.º) por 6-4 e 6-3.

A fechar a jornada, Tiago Pereira (278.º) tentou duplicar a representação portuguesa na segunda ronda, mas acusou o desgaste da última semana — foi finalista de um ITF M25 em Monastir e só conseguiu chegar ao Algarve na tarde de segunda-feira depois de várias complicações com os voos de ligação — e acabou eliminado na estreia como primeiro cabeça de série de um torneio desta categoria.

O algarvio de 21 anos, que também foi finalista do primeiro torneio do ano em Vale do Lobo, perdeu por 7-5 e 6-3 frente a Alberto Barroso Campos (602.º). “Não me senti mal, mas ontem cheguei tarde a Portugal e ele é um jogador bastante difícil de defrontar, especialmente em condições assim. É muito experiente e teve mérito”, reconheceu antes de acrescentar que, apesar do desgaste, tinha muita vontade de voltar a competir perto de casa: “Não tenho passado muitas semanas cá, portanto quando tenho a oportunidade de jogar no Algarve e ficar cá tento sempre fazê-lo, até para aproveitar mais tempo com a família e com os amigos. São sítios em que passei a infância toda, por isso fico sempre feliz por vir cá jogar.”

Ainda com os pares pela frente, o número cinco nacional já tem o próximo destino definido: na próxima semana irá a Espanha jogar o quadro principal do Challenger de Montemar antes de fechar a época na Maia.

Na jornada desta terça-feira também ficaram pelo caminho Pedro Araújo (526.º), Tiago Torres (774.º), Tiago Cação (966.º), Diogo Marques (1066.º) e os jovens Salvador Monteiro e Rodrigo Leal, ainda sem classificação profissional.

A previsão meteorológica aponta para chuva no final da semana, pelo que esta quarta-feira já serão jogados todos os encontros da segunda ronda. Gastão Elias disputará o segundo encontro das 10 horas no court central da Vale do Lobo Tennis Academy.