Gastão Elias entra em 2016 com embate frente a 'qualifier'
Gastão Elias, número dois português e 133.º colocado da hierarquia mundial, vai iniciar a temporada de 2016 frente a um jogador oriundo da fase de qualificação, numa primeira ronda alusiva ao torneio challenger de Banguecoque, na Tailândia, que distribui 50 mil dólares em prémios monetários.
A defender o estatuto de sexto cabeça de série da competição, Elias, que passou grande parte da pré-época na Academia IMG de Nick Bollettieri, em Bradenton, terá posteriormente encontro marcado, em caso de triunfo inaugural, com o vencedor do confronto entre o bielorrusso Egor Gerasimov, 188.º ATP, e mais um jogador proveniente do qualifying.
Em declarações ao “Bola Amarela”, Elias havia confessado que optou por jogar o torneio “só pelo motivo de ser um torneio agradável de jogar, pelo que ouvi dizer”. O jogador natural da Lourinhã, que tem como objetivo em 2016 a entrada no top 100 mundial, vai disputar a prova que terá como primeiro cabeça de série o japonês Tatsuma Ito e o russo Mikhail Youzhny, ex-top 10 mundial, enquanto terceiro pré-designado.
O evento contou igualmente com o português Frederico Silva, número três nacional e 298.º do Mundo, que competiu na fase de qualificação. O caldense de 20 anos saiu de cena na primeira ronda diante do austríaco Maximilian Neuchrist, cedendo em três partidas, por 4-6, 6-1 e 7-6(3), em duas horas de embate.