Gastão Elias aproxima-se de final inédita no Campeonato Nacional e restantes favoritos não desarmam
Gastão Elias celebrou pelo segundo dia consecutivo e apurou-se para as meias-finais de singulares do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, seguindo o caminho do primeiro cabeça de série Jaime Faria.
De volta ao Campeonato Nacional Absoluto pela primeira vez desde 2020, Gastão Elias (segundo cabeça de série fruto do 377.º lugar no ranking ATP, mas ex-top 60) resistiu ao teste apresentado por Guilherme Valdoleiros e triunfou com os parciais de 7-5 e 6-4 para chegar às meias-finais e igualar a melhor prestação na prova.
O mais velho dos tenistas portugueses (o primeiro a chegar aos 35 anos ainda em atividade) nunca se sagrou campeão nacional e para chegar pela primeira vez à final terá de resistir à juventude de Tiago Torres, lisboeta de 22 anos (752.º ATP) que defende o estatuto de terceiro pré-designado e venceu confortavelmente Gonçalo Quintela por 6-1 e 6-1.
Na metade superior do quadro, a vaga na final ficará a cargo de um jogador que já conhece a sensação de lutar pelo título: ou Francisco Rocha, finalista em 2022, ou Jaime Faria, vice-campeão em 2023.
O portuense é o quarto cabeça de série (781.º ATP) e passou por Rodrigo Cruz com os parciais de 6-1 e 6-4, já o lisboeta, número dois nacional e 152.º da hierarquia mundial, teve mais trabalho para confirmar o favoritismo frente ao amigo Vasco Prata, que venceu por 6-2 e 7-5.
Leia também:
- — SURPRESA! Alcaraz anuncia fim de ligação a Ferrero sete anos depois
- — Calendário definido: onde vai jogar o top 30 ATP na primeira semana de 2026?
- — Djokovic já tem torneio para abrir 2026: veja a lista completa que tem ainda Fonseca ou Draper
