Gasquet entra em nova fase e assume papel de treinador de um dos prodígios do ténis francês

Por Tomás Almeida - Janeiro 25, 2026

O antigo número 8 do Mundo e vencedor de 16 títulos no circuito principal Richard Gasquet, que se retirou em maio do ano passado aos 38 anos de idade, parece estar de regresso ao mundo do ténis mas não como jogador, ao assumir agora funções diretivas junto da Federação Francesa de Ténis.

Pois bem, é que, segundo informações veiculadas pela página “Jeu, Set & Podcast”, Gasquet passará a dirigir a equipa técnica de uma das grandes promessas do ténis gaulês e mundial Moise Kouame, de apenas 16 anos e que já figura dentro do top 700 mundial (644.ª) depois de ter vencido os seus dois primeiros títulos a nível profissional neste arranque de 2026 – ITF M25 de Hazebrouck e M15 de Bressuire. Em 2025, Kouame competiu na fase de qualificação do ATP Masters 1000 de Madrid e de Roland-Garros através de wild-card, perdendo na primeira eliminatória em ambas as provas.

O renomado treinador belga Philippe Dehaes deixa de acompanhar o jovem parisiense e é então Richard Gasquet quem fica encarregue de seguir com o trabalho de desenvolvimento de uma das maiores pérolas da nova geração.

A minha paixão pelo ténis começou aos 10 anos e desde então tem crescido dia após dia. Já deixou de ser um mero desporto para mim, enquanto consumidor de tudo um pouco, ... bem, talvez nunca tenha sido... Estou aqui para continuar a ser surpreendido e a aprender com algo único e incomparável como o ténis. Hoje em dia não me consigo imaginar a viver sem a bola amarela no canto do olho. Quero seguir neste mundo e fazer dele o meu futuro, crescendo com todas as aprendizagens adquiridas a partir de valiosas experiências. Continuem desse lado!