Garcia é arrasada e deve sair do top 10; Vondrousova entra forte
Caroline Garcia, número sete do Mundo, viveu esta terça-feira mais um episódio de uma temporada que tem sido de verdadeiro pesadelo e foi derrotada na primeira ronda do US Open, onde defendia o estatuto (e os 720 pontos) de semifinalista da época passada. A francesa de 29 anos caiu diante da qualifier chinesa Yafan Wang, uma ex-top 50 que passou o qualifying e que já soma cinco títulos no circuito secundário em 2023, por 6-4 e 6-1, num encontro em que foi totalmente dominada. Garcia é a segunda top 10 WTA a cair neste torneio, depois da grega Maria Sakkari (8.ª).
Em sentido inverso, a checa Marketa Vondrousova, campeã de Wimbledon e número 9 do Mundo, precisou de pouco mais de uma hora para despachar a qualifier taiwanesa Na Lae Han, número 241 WTA, por 6-3 e 6-0, em apenas 62 minutos. Vai defrontar Martina Trevisan ou Yulia Putinseva na segunda ronda.
Madison Keys, Liudmila Samsonova, Marie Bouzkova e Ekaterina Alexandrova foram outras das cabeças-de-série a avançarem nas últimas horas.