Fritz desperdiça match points, perde de forma inacreditável em Basileia e complica Finals
Taylor Fritz deu mais um gigantesco tiro no pé quanto ao apuramento para as ATP Finals. Atualmente no nono lugar da Race para Turim, o norte-americano sofreu uma inacreditável derrota com Alexander Shevchenko (83.º) na segunda ronda do ATP 500 de Basileia, num encontro que terminou com estatísticas surreais e no qual Fritz pareceu estar várias vezes próximo de se distanciar de vez, chegando mesmo a ter dois match points.
Certo é que Shevchenko concluiu uma batalha sem breaks com os parciais 6-7(7), 7-6(6) e 7-6(5), ao cabo de 2h52. Mas vamos dar contexto a tudo isto. Primeiro do que tudo, há que dizer que Fritz disparou 61 winners contra 35 do russo e acumulou os mesmos 21 erros não forçados, ao passo que salvou os três pontos de break que enfrentou enquanto desperdiçou… 15! E todos eles foram nos dois últimos sets.
Leia também:
- — Becker: «É uma ilusão pensar que Alcaraz vai ganhar mais de 20 Grand Slams»
- — [VÍDEO] Tenista desiste de torneio após levar com raqueta de outro jogador na cabeça
A juntar a isso houve o facto de Fritz ter conseguido sair de um 6-1 no tie-break do primeiro set, algo que parecia decisivo em termos anímicos. Certo é que Shevchenko se foi aguentando e, depois de contrariar todos os ataques de Fritz, celebrou a sua maior vitória da carreira e o primeiro apuramento de sempre para os ‘quartos’ de um torneio ATP mesmo a ganhar menos dez pontos do que o adversário.
O ténis tem destas coisas e Shevchenko espera agora por Felix Auger-Aliassime ou Botic van de Zandschulp, enquanto Fritz fica numa situação delicada na Race.