Fritz ao ataque: «Estamos a ver ténis muito feio em Toronto e há dois motivos para isso»

Por Nuno Chaves - Agosto 2, 2025

Taylor Fritz avançou para os oitavos de final do ATP 1000 de Toronto mas não foi por isso que deixou de criticar as atuais condições de jogo.

O tenista norte-americano, segundo cabeça-de-série no Canadá, admitiu em conferência de imprensa que os encontros têm sido fracos em termos de qualidade e revelou os dois problemas que justificam isso mesmo.

SATISFEITO COM A EVOLUÇÃO

Estou muito contente com a melhoria que tive nas minhas sensações em campo em apenas alguns dias. Quando cheguei, mal conseguia pôr a bola dentro do campo. Cometi erros grosseiros sem perceber bem porquê, a bola saía-me três metros fora e não sentia que estivesse a fazer nada de errado. Psicologicamente, estou preparado para ultrapassar dificuldades e consegui dar a volta à situação.

ENCONTROS POUCO BONITOS

Tem sido muito difícil jogar bem, tenho a sensação de que estamos a ver muito ténis feio, com jogos cheios de erros não forçados e duplas faltas, e tudo isto deve-se a dois motivos principais. O principal são as bolas, as mais difíceis de controlar de todo o ano. Não são más, mas as Wilson do US Open disparam da raquete e ganham velocidade ao bater no chão, exatamente o oposto do que acontece com as restantes bolas com que jogamos ao longo da época. Tem havido uma tendência para que as bolas fiquem mais lentas, mais moles e se agarrem ao encordoamento, e aqui acontece precisamente o contrário. Além disso, este court é muito rápido, mais até do que o de Washington. Se alguém toma a iniciativa e acerta um bom golpe ofensivo, é difícil devolver a bola.

MASTERS 1000 A DUAS SEMANAS

Há prós e contras. O que mais gosto é o facto de haver um dia de descanso entre cada jogo. É verdade que nos Grand Slams jogamos à melhor de cinco sets e isso é necessário, mas acho que aqui jogar seis partidas em seis ou sete dias seria excessivo. Ao mesmo tempo, isso acrescenta semanas de competição. Na minha opinião, se jogássemos Masters 1000 com a duração de uma semana, não se deveriam adicionar outros torneios, mas sim aumentar as semanas disponíveis para a pré-época.

Leia também:

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.