Frederico Silva tem dois match points, mas perde com ex-top 40 ATP em Praga

Por Tiago Ferraz - Agosto 24, 2020
frederico-silva

O tenista português Frederico Silva perdeu, esta segunda-feira, com o antigo top 40 Sergiy Stakhovsky, pelos parciais de 6-2 e 6-7(4) e 6-7(5) e falhou acesso aos oitavos de final do challenger de Praga.

O primeiro set começou com alguma superioridade por parte do tenista luso, que conseguiu o break logo no jogo inicial e serviu para ficar a vencer por 2-0.

Com o break de vantagem, Frederico Silva esteve bem na sua pancada de serviço, voltou a quebrar o ‘saque’ ao veterano ucraniano (4-1) e teve oportunidade perfeita de fazer o 5-1, algo que veio a confirmar-se logo de seguida.

A vantagem já era confortável, mas faltava colocar a cereja no topo de um set em que o português foi muito superior: depois de Stakhovsky ter conseguido reduzir a desvantagem no parcial com jogo em ‘branco’ (5-2), Frederico Silva não perdoou e, na primeira oportunidade, fechou o set inicial com um resultado de 6-2 a seu favor.

Na segunda partida, o equilíbrio foi nota dominante e prova disso é que os dois tenistas chegaram ao 12.º jogo empatados sem qualquer registo de breaks (6-6).

O encontro seguiu para um tie-break e nessa fase Frederico Silva não esteve tão feliz e cedeu três mini-breaks para “oferecer” o triunfo na segunda partida a Stakhovsky.

Na terceira e decisiva partida, Frederico Silva entrou autoritário, venceu o primeiro jogo de serviço em ‘branco’, teve oportunidade para quebrar o serviço adversário por três vezes, mas não foi eficaz (1-1). Depois deste período, ambos os tenistas estiveram regulares o que deixou tudo igual no marcador no final do oitavo jogo (4-4) isto apesar de Frederico Silva ter enfrentado mais um break point.

No décimo jogo, com a pressão de ter que servir para se manter no encontro a 4-5, Stakhovsky ‘tremeu’ mas segurou o seu jogo de serviço para colocar tudo igual no placard (5-5).

Na reta final do encontro, o tenista ucraniano voltou a ter que servir para continuar em prova, enfrentou dois match points, mas salvou-os e levou a decisão para novo tie-break onde voltou a ser superior ao português para vencer por 7-6(5).

No encontro dos oitavos de final, Stakhovsky vai jogar com o holandês Tallon Kriekspoor.

Jornalista de formação, apaixonado por literatura, viagens e desporto sem resistir ao jogo e universo dos courts. Iniciou a sua carreira profissional na agência Lusa com uma profícua passagem pela A BolaTV, tendo finalmente alcançado a cadeira que o realiza e entusiasma como redator no Bola Amarela desde abril de 2019. Os sonhos começam quando se agarram as oportunidades.