Frederico Silva sem sobressaltos rumo à segunda ronda em Chennai

Por José Morgado - Fevereiro 10, 2026
Foto: Beatriz Ruivo/FPT

Frederico Silva iniciou da melhor forma a sua participação no ATP Challenger 50 de Chennai, na Índia, garantindo a presença na segunda ronda do quadro principal. O tenista português, atualmente na 255.ª posição do ranking ATP e sexto cabeça de série da prova, mostrou solidez e controlo para ultrapassar o jogador da casa Karan Singh, 434.º classificado, com os parciais de 6-4 e 6-4.

Aos 30 anos, o atleta das Caldas da Rainha precisou de apenas dois sets para fechar o encontro, num duelo em que foi particularmente eficaz nos momentos decisivos. Frederico Silva enfrentou apenas uma oportunidade de break ao longo de todo o encontro e conseguiu anulá-la, evidenciando consistência no serviço e maturidade na gestão do jogo.

Este torneio marca o regresso de Frederico Silva à competição internacional após a participação no Indoor Oeiras Open, disputado no Jamor, onde ficou muito perto da final. Na altura, o português foi afastado nas meias-finais depois de desperdiçar cinco match points, num desfecho que deixou marcas, mas também sinais positivos quanto ao seu nível competitivo.

Na próxima ronda, Frederico Silva terá pela frente um adversário exigente: o croata Duje Ajdukovic, atual 327.º do ranking mundial, mas que em tempos já esteve muito próximo de integrar o top 100. Será um teste importante para avaliar o momento do português neste arranque de temporada e a sua ambição de somar pontos relevantes no circuito Challenger.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com