Frederico Marques: «O João [Sousa] tem-nos deixado muito mal habituados»
João Sousa saiu esta segunda-feira do top 50 do ranking mundial pela primeira vez desde setembro de 2015, mas Frederico Marques, treinador do vimaranense, não tira mérito àquilo que o seu pupilo tem feito nos últimos tempos. O técnico português sublinha que “é preciso falhar para voltar mais forte”.
“Penso que o João tem-nos deixado muito mal habituados nos últimos anos. Tem estado há vários anos perto do top 30 ATP, semana após semana. Estar entre os melhores 60 ou 70 do Mundo é invejável para qualquer jovem tenista. Que o João tem potencialidades para mais, sim, mas vai ser uma questão de tempo, se continuar a trabalhar bem como tem estado ultimamente”, começou por dizer Marques ao ‘Bola Amarela’, recordando os sucessos de Sousa na presente temporada.
“Um atleta que este ano já realizou uma final [Auckland], meia-final [São Paulo] e ‘quartos’ [Buenos Aires] de eventos ATP, levando 13 encontros ganhos ao mais alto nível, é um atleta que está a fazer um ano de top 50 em termos de nível e consistência. Esta descida de ‘ranking’ deve-se, sim, aos resultados realizados na segunda fase da época de 2016”, ressalvou.
Sousa, eliminado esta semana na primeira ronda do Masters 1000 de Roma, Itália, pelo britânico Kyle Edmund, ocupa atualmente o 51.º posto da hierarquia ATP. No entanto, o foco não está na classificação. “Continuaremos a olhar para os objetivos e para o nível dos treinos e competição e não para o ‘ranking'”, admitiu Frederico Marques.