Frederico Marques explica desistência de Sousa em Marraquexe e revela calendário para a terra

Por José Morgado - Abril 2, 2019

João Sousa, número um nacional e 43.º colocado do ranking ATP, optou por adiar o seu regresso à competição e vai iniciar apenas a sua primavera de terra batida no ATP Masters 1000 de Monte Carlo, com início marcado para 14 de abril, no Mónaco. Frederico Marques, treinador do vimaranense de recém celebrados 30 anos, contou-nos a razão deste ajuste de calendário.

“Este ano não vamos a Marraquexe. Vamos fazer uma pequena paragem para preparar da melhor maneira e sem pressas a temporada de terra batida. Seguem-se semanas exigentes onde vamos disputar três Masters 1000 e um Grand Slam”, revelou Marques, lembrando que a prioridade é estar forte nesses eventos e, claro, na tentativa de defender o título do Millennium Estoril Open, a partir de 29 de abril.

O técnico do melhor português de sempre revelou ainda o calendário do vimaranense até ao final da época de terra:

— ATP Masters 1000 de Monte Carlo (14 de abril)

— ATP 500 de Barcelona (22 de abril)

— Millennium Estoril Open (29 de abril)

— ATP Masters 1000 de Madrid (5 de maio)

— ATP Masters 1000 de Roma (12 de maio)

— Roland Garros (26 de maio)

João Sousa tem poucos pontos a defender na terra batida… fora os 250 do Estoril. Em 2018, Sousa somou apenas 90 pontos das meias-finais de Marraquexe e os 250 do Estoril durante esta fase da época. Não jogou em Monte Carlo e Madrid, perdeu à primeira em Barcelona e na qualificação de Roma.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt