Fred Gil volta a vencer no circuito internacional 19 meses depois

Por Bola Amarela - Março 2, 2021
gil

Frederico Gil e Fábio Coelho assinaram a única vitória portuguesa da jornada desta terça-feira no Centro de Ténis e Padel de Faro, onde até domingo (7 de março) se joga a 30.ª edição do histórico Faro Open, torneio internacional que é organizado com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis e que em 2021 distribui 25.000 dólares em prémios monetários.

A poucos dias de celebrar o 36.º aniversário, Gil esteve ausente durante longos meses devido a uma grave lesão e aproveitou, inclusive, esse período para começar a carreira de treinador. Entretanto, os problemas físicos começaram a dar sinais de estarem ultrapassados e o ex-número 62 ATP voltou a competir esporadicamente em pares, bem como no Campeonato Nacional de Veteranos (que venceu).

E esta terça-feira, ao lado do parceiro Fábio Coelho, colocou um ponto final numa série de 19 meses sem vencer encontros no circuito internacional, ao derrotar o compatriota Tiago Cação e o esloveno Tomas Lipovsek Puches (terceiros cabeças de série) por 6-2 e 6-4, em 1h02.

Foi a única vitória portuguesa da jornada desta terça-feira, que começou com os desaires de Illia Stoliar (6-1 e 6-4 para Ronan Joncour) e Francisco Cabral (6-4 e 6-2 favoráveis a Alexis Musialek) na última ronda do qualifying e terminou com outros dois duelos da variante de pares: a jogar em casa, José Ricardo Nunes formou parceria com Illia Stoliar, mas não conseguiu contrariar o favoritismo dos franceses Dan Added e Hugo Voljacques (6-4 e 6-3), enquanto Afonso Portugal e Tiago Torres perderam por 6-2 e 6-3 para os também franceses Ronan Joncour e Arthur Reymond.

Na quarta-feira vão a jogo os cinco tenistas portugueses em ação no quadro principal de singulares: Fábio Coelho defronta Sebastian Fanselow a partir das 9h30, encontro seguido do duelo 100% luso entre Pedro Araújo e Luís Faria. Depois, não antes das 13h, Gastão Elias mede forças com Tomas Lipovsek Puches e Tiago Cação com Kuzey Cekirge. E a fechar a jornada o primeiro cabeça de série, Mischa Zverev (ex-top 25 ATP), defronta o qualifier Vincent Stouff.

Bola Amarela