This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Fred Gil entra a ganhar no Nacional Absoluto no Jamor
Os regressos dos ex-campeões Fred Gil e Sofia Prazeres ao Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto tiveram desfechos diferentes, com o sintrense, de 37 anos, a avançar e a portuense, de 48 anos, a concluir a participação. A 98.ª edição do torneio desenrola-se no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, entre 6 e 12 de novembro, com organização da Federação Portuguesa de Ténis.
Logo pela manhã, Fred Gil precisou de trabalhar, mas conseguiu levar a melhor sobre o qualifier David Gomes, 20 anos mais novo, com os parciais de 7-6(7) e 6-1 e voltou com um triunfo ao torneio que venceu em 2004, 2006, 2007 e 2019.
O encontro expôs a falta de ritmo competitivo do ex-número 62 do ranking ATP, que sentiu muitas dificuldades em impor-se na primeira partida, mas depois usou a experiência para levar a melhor perante um adversário mais fresco e muito motivado.
Apurado para a segunda ronda, equivalente aos oitavos de final, Fred Gil vai encontrar Fábio Coelho. O tenista de Oliveira de Azeméis (que defende o estatuto de terceiro cabeça de série) é não só o seu parceiro de pares, como um jogador que o sintrense acompanha de tempos a tempos na qualidade de treinador.
Ainda no quadro masculino também avançaram Francisco Rocha, que vai medir forças com o irmão (Henrique Rocha), Miguel Gomes, Diogo Morais, João Dinis Silva, João António, Ricardo Ramos e Dino Molokova.
Já na parte da tarde, o regresso de Sofia Prazeres atraiu as atenções de vários curiosos que ajudaram a preencher a bancada do court central da nave de campos cobertos do Jamor.
Responsável por uma campanha histórica que a viu conquistar nove edições consecutivas entre 1990 e 1998, a ex-número 152 do ranking WTA, atualmente com 48 anos, perdeu um duelo de gerações com Analu Freitas, de 15 anos, por 6-4 e 7-5, mas deixou boas indicações… e prometeu voltar.
Tal como já havia feito no Campeonato do Mundo de Veteranos, que a Federação Portuguesa de Ténis organizou em Oeiras, Lisboa e Estoril no mês de agosto, Sofia Prazeres revelou todo o seu espírito competitivo.
A participação no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto foi a primeira em 24 anos e foi descrita pela própria como “uma loucura saudável por puro divertimento” que resultou da paixão que continua a ter pela competição.
Na segunda ronda, Analu Freitas vai medir forças com uma das duas jogadoras ainda em prova que sabem o que é disputar a final de singulares desta competição: Matilde Jorge, finalista em 2019 e 2021 e segunda cabeça de série este ano.
A outra é nada mais, nada menos do que a atual pentacampeã nacional, Francisca Jorge, que iniciará a defesa do título contra Maria Garcia. A jovem de 16 anos (campeã nacional desse escalão em 2021 e vice-campeã de sub 16 e sub 18 em 2022) venceu Catarina Silva por 6-0 e 6-0 na jornada desta terça-feira, que também viu Maria Santos, Carolina Azadinho, Matilde Agra, Gabriela Matos, Beatriz Neves e Rosário Louro seguirem para os oitavos de final.
- Categorias:
- Sem categoria