This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Francisco Rocha perde, Gastão Elias desiste e seis portugueses estreiam-se esta quarta-feira em Faro

De manhã a chuva, à noite a falta de luz. A primeira jornada do Faro Open dedicada ao quadro principal de singulares foi prejudicada pelas condições meteorológicas e terminou com uma derrota de Francisco Rocha, o primeiro português a ir a jogo no ITF M25 que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza, até 3 de março, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis.
Depois de uma longa espera, Francisco Rocha (771.º) foi o primeiro representante luso a ir a jogo no quadro principal e esteve muito perto de igualar o duelo com o austríaco Sandro Kopp (331.º) para adiar a conclusão até quarta-feira devido à falta de luz natural.
Só que, após resistir a uma reta final com seis quebras de serviço consecutivas (Kopp serviu para a vitória a 5-4 e 6-5), Francisco Rocha não aproveitou nenhum dos três set points consecutivos no tie-break e cedeu por 6-3 e 7-6(1) no embate que encerrou a jornada, já perto das 19 horas.
Os embates entre Gabi Adrian Boitan-Quinn Vandecasteele (6-0, 0-4) e Tomas Curras Abasolo-Philip Hjorth (1-6, 6-4) ficaram por concluir, enquanto o do algarvio Tomás Luís com o finlandês Eero Vasa foi o único dos oito inicialmente agendados para este dia a nem sequer começar.
Quem conseguiu seguir em frente foi o primeiro cabeça de série, Maks Kasnikowski. A disputar um torneio ITF pela primeira vez esta época, o polaco (224.º) que em 2024 conquistou os dois primeiros títulos Challenger da carreira, um deles no Jamor, despachou o japonês Ryotaro Taguchi (575.º) em menos de hora e meia, com os parciais de 6-1 e 6-3.
A ele juntaram-se o britânico Harry Wendelken (6-2 e 6-4 contra Benjamin Hannestad) e o brasileiro João Eduardo Schiessl (3-6, 6-3 e 6-4 a Anthony Genov).
Os restantes apurados para a segunda ronda serão conhecidos numa super quarta-feira com 12 encontros de singulares, seis deles com tenistas portugueses: para além de Luís, também irão a jogo Frederico Silva, Pedro Araújo, Tiago Pereira, Diogo Marques e João Graça.
A comitiva lusa ficou mais pequena com a desistência de Gastão Elias. Dois dias depois de regressar aos títulos em Vila Real de Santo António, o jogador de 34 anos desistiu, com uma lesão no cotovelo direito, e foi substituído pelo espanhol Andres Fernandez Canovas.
Os primeiros encontros realizam-se às 10 horas, eis a ordem de encontros:
- Categorias:
- ATP World Tour
- Portugal