This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Francisco Rocha é o primeiro português nos ‘oitavos’ em Setúbal
Francisco Rocha venceu um compatriota e tornou-se no primeiro jogador “da casa” a aceder à segunda ronda do quadro principal de singulares do Grupo RE/MAX Lounge Setúbal Open, composto por 14 tenistas portugueses. Este torneio internacional de 25.000 dólares acontece no Clube de Ténis de Setúbal entre os dias 17 e 24 de setembro com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Setúbal.
Convidado pela organização para o quadro principal, Francisco Rocha (1264.º classificado no ranking ATP) impôs-se no duelo com Duarte Vale (619.º) em duas partidas, por 6-3 e 6-4.
Resolvido em 1h59, o derradeiro encontro desta terça-feira colocou frente a frente dois jogadores que optaram por estudar Economia nos Estados Unidos da América — Rocha licenciou-se na Middle Tennessee State University, Vale na University of Florida.
Com esta vitória, Francisco Rocha marcou encontro na segunda ronda com Kalin Ivanovski. O tenista da Macedónia do Norte ocupa o 330.º lugar no ranking, defende o estatuto de quinto cabeça de série e superou Sascha Gueymard Wayenburg por 6-4 e 6-4.
14 dos 32 nomes que compõem o quadro principal de singulares do Grupo RE/MAX Lounge Setúbal Open são portugueses, mas dois deles foram eliminados esta terça-feira.
Uma semana depois de conquistar o primeiro ponto ATP da carreira, Martim Simões (que terá ranking na próxima segunda-feira) lutou de igual para igual e deu muito trabalho a Clement Chidekh (415.º), mas o francês acabou por recuperar e graças aos parciais de 4-6, 6-3 e 6-2 confirmou o estatuto de sétimo cabeça de série.
Já na reta final, e com honras de court central, Diogo Marques voltou a competir em casa, no “seu” Clube de Ténis de Setúbal, e também apresentou boa réplica antes de perder por 6-4 e 6-3 com o norte-americano Dali Blanch (810.º) num encontro decidido por um break em cada set.
Horas antes, a fase de qualificação ficou fechada com o apuramento de três jogadores lusos.
O tenista em maior destaque foi Daniel Marincas, que “furou” pela primeira vez um qualifying ao superar o quarto cabeça de série, o espanhol Ricardo Villacorta(1399.º), pelos parciais de 6-1, 3-6 e 10-6. A participar pela 10.ª vez num torneio profissional, o algarvio de 18 anos marcou encontro com Daniil Glinka (718.º), da Estónia.
Tal como ele, também Francisco Oliveira (7-6[3] e 6-4 ao israelita Niv Zuckerman) e Gonçalo Falcão (6-3 e 6-2 contra o compatriota André Stewart) conseguiram o apuramento.
Na quarta-feira irão a jogo os 10 tenistas portugueses que ainda não se estrearam no quadro principal, com destaque para mais três encontros entre compatriotas: Frederico Silva contra Francisco Oliveira, Tiago Pereira frente a Afonso Portugal e Pedro Araújo perante Fábio Coelho.
- Categorias:
- Portugal