Francisco Rocha e Carla Tomai avançam no qualifying do Lisboa Belém Open
Francisco Rocha e Carla Tomai assinaram as primeiras vitórias portuguesas da nona edição do Lisboa Belém Open e apuraram-se para a última ronda do qualifying neste torneio combinado (ATP Challenger 100 e ITF W100) que a Federação Portuguesa de Ténis e a MP Ténis organizam no CIF, até 28 de setembro, com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Belém.
A primeira a seguir em frente foi Carla Tomai. A jovem de 20 anos beneficiou da desistência de Elena Giovanna Giessler (1242.ª WTA) quando o marcador assinalava 6-0, 5-7 e 2-1 a favor da alemã e celebrou pela primeira vez no circuito profissional.
Com este desfecho, a jogadora da Beloura Tennis Academy assegurou três pontos WTA e marcou encontro na ronda de acesso ao quadro principal com outra germânica, Gina Marie Dittmann (582.ª), responsável pela eliminação de Laura Salvado com os parciais de 6-1 e 6-1.
Carla Tomai foi a única representante lusa a avançar no qualifying. Sentido inverso seguiram Madalena Matias (6-2 e 6-3 para Valentina Losciale), Catarina Moreira (6-0 e 6-0 face a Nadiia Kolb), Mariana Paciletti Costa (6-0 e 6-0 perante Nicole Gadient), Frederica Nunes (6-0 e 6-0 contra Nika Radisic) e Matilde Cruz (6-0 e 6-0 no duelo com Amina Anshba).
No torneio masculino, Francisco Rocha (774.º ATP) não acusou dificuldades na transição dos hard courts para a terra batida e levou a melhor sobre o espanhol Javier Barranco Cosano (337.º) por 6-4 e 6-2 em 1h47.
Menos de 24 horas antes, o portuense sagrou-se vice-campeão de pares do ITF M25 de Setúbal com Rafael Izquierdo Luque.
A vitória deste domingo foi a quarta da época para Francisco Rocha em torneios do circuito Challenger e aproximou-o da grelha final.
Na segunda-feira, o apuramento será discutido com o indiano Sumit Nagal (290.º) e logo a seguir a esse embate serão disputados os primeiros encontros relativos ao quadro principal, com destaque para o frente a frente entre Tiago Pereira e Elmer Moller (campeão em título do Braga Open e do Oeiras Open 125) e o duelo luso de Henrique Rocha com Pedro Araújo.