This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Francisco Rocha cai aos pés de Moro Canas no Braga Open

Depois de uma semana fulgurante no Lisboa Belém Open, que por pouco não deu no título de Henrique Rocha, é tempo de seguir para Braga, cidade dos arcebispos, que recebe este ano o torneio ATP Challenger de categoria 75 e que já presenciou mais do que uma conquista por parte de jogadores portugueses no passado, com Pedro Sousa e João Domingues a conquistarem o troféu em 2018 e 2019, respetivamente.
Nesta 7.° edição do Braga Open, Francisco Rocha (766.° ATP) foi o primeiro tenista luso a entrar em ação no quadro principal, ao medir forças esta segunda-feira com Alejandro Moro Canas (269.°). Apesar de ter dado boa conta de si, especialmente, no segundo set, onde conseguiu equilibrar bastante a partida frente ao madrileno (esteve inclusive break acima), o maiato de 26 anos não conseguiu evitar o desaire em parciais diretos de 6-2 e 7-6(4) na eliminatória inaugural da prova bracarense e despediu-se, assim, da competição individual. Ainda irá a jogo na variante de pares.
Além do encontro do Francisco Rocha, realizaram-se mais três nesta jornada inaugural do quadro principal. O antigo top25 mundial e finalista de Masters 1000, Dusan Lajovic (125.° ATP) precisou de 13 match-points para bater o espanhol de 22 anos Daniel Rincon em dois sets. Por sua vez, Luka Mikrut (242.°) derrotou o jovem austríaco Joel Schwaerzler por 7-6(3) e 6-2 e o campeão em título Elmer Møller (atual 117.°) beneficiou da desistência do sueco Elias Ymer … ao cabo de 16 minutos.
De salientar que a fase de qualificação ditou mais uma presença portuguesa no quadro principal: Tiago Torres (873.°), que continua a brilhar em provas do circuito secundário. O encaixe dos qualifiers, e dos lucky-losers – fruto dos abandonos de Ignacio Buse e Guy Den Ouden, foi prontamente realizado após o término do qualifying e fechou o elenco, que é encabeçado por Carlos Taberner (atual 108.° ATP).
O tenista lisboeta de 23 anos Pedro Araújo (479.°) vai encarar o lucky-loser espanhol Barranco Cosano, enquanto que Tiago Torres dará seguimento a esta onda de vitórias com um confronto perante o cotado e segundo pré-designado Roberto Carballes Baena (113.°). Frederico Silva (234.°) vai defrontar o qualifier indiano Sumit Nagal (289.° e antigo top70), ao passo que o jovem algarvio de 21 anos Tiago Pereira (282.°) tem agendado um compromisso diante do argentino e 8.° cabeça-de-série Marco Trungelliti (143.°).
Além disto, Jaime Faria (118.°), que defende o estatuto de 5.° cabeça-de-série, vai novamente protagonizar um duelo com o italiano Stefano Travaglia (239.°), seu “carrasco” da semana passada no CIF, ao passo que o vice-campeão do Lisboa Belém Open Henrique Rocha (171.°) enfrenta de entrada o britânico Jay Clarke (185.°).
- Categorias:
- ATP World Tour