Francisca Jorge e Matilde Jorge somam 22.º título no Oeiras CETO Open
As irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge revalidaram este sábado o título no Oeiras CETO Open e ergueram o 22.º troféu em conjunto, quinto na presente temporada.
A sérvia Aleksandra Krunic caiu durante o primeiro ponto do match tie-break decisivo e não conseguiu retomar a contenda devido a fortes dores num dedo da mão direita. O resultado ditou um 6-7(7), 6-1 e 1-0 em favor das jogadoras da casa contra Krunic e a americana Sabrina Santamaria, recém-coroadas campeãs no passado domingo no WTA 250 de Rouen.
Até à lesão estava a ser uma final bem entretida, com várias mudanças de ascendente e demasiado marcada pela forte ventania que marcou o penúltimo dia da nona edição da prova realizada no Clube Escola de Ténis de Oeiras.
As duras condições provocaram igualmente várias mudanças de marcador. No primeiro parcial, as irmãs Jorge saltaram para uma vantagem de 4-0 ao arrecadarem quatro pontos de ouro. A resposta não demorou e as adversárias somaram cinco jogos consecutivos. Krunic e Santamaria serviram duas vezes para vencer o parcial, mas depois disso Francisca Jorge e Matilde Jorge dispuseram de quatro pontos de set no tie-break. Mesmo assim saíram em desvantagem.
Essa montanha-russa terminou no parcial seguinte e as duas melhores jogadoras portuguesas da atualidade (a mais velha é 100.ª WTA na variante de pares, Matilde Jorge 103.ª) assentaram o nível de jogo para descolarem. Quando pareciam encaminhadas para a reviravolta, o infortúnio de Krunic encerrou a discussão ao cabo de 95 minutos de duelo.
A segunda conquista no CETO em três finais (cederam na de 2022) deu a Francisca Jorge um 33.º troféu para a galeria coletiva, mais sete do que a irmã mais nova.