Franceses banidos do ténis por terem combinado vários encontros em 2014

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 10, 2022
Créditos: Bruno Alencastro/Bola Amarela

A Agência de Integridade do Ténis baniu dois tenistas franceses para sempre. Jules Okala Mick Lescure têm nomes pouco sonantes, mas agora tornam-se célebres porque foram considerados culpados de terem combinado uma série de resultados durante a temporada de 2014.

Okala, de 25 anos, chegou a ser número 339 do ranking ATP, sendo que foi provado que forjou sete embates, o que lhe valeu uma multa de 15 mil dólares. Já Lescure, de 29 anos e antigo 487.º, ajudou a combinar oito resultados no circuito, acabando por ter de pagar uma coima no valor de 40 mil dólares.

Além dos factos referidos, Okala e Lescure foram condenados também por tentarem convencer outros tenistas a entrarem no esquema de resultados combinados, não terem dado o seu melhor de forma evidente em encontros e não terem comunicado às autoridades a abordagem com tentativas de suborno.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt