Francesca Jones: tem oito dedos nas mãos, sete nos pés e está a triunfar no Australian Open
Francesca Jones, jovem tenista britânica de 20 anos, poderia ser apenas mais uma jovem a estrear-se em torneios de Grand Slam esta semana no Dubai, onde excecionalmente se joga a fase prévia do Australian Open. Mas não é. A atual número 241 do ranking mundial nasceu com uma displasia ectodérmica rara e só tem 15 dedos: quatro em cada mão, três no pé esquerdo e quatro no pé direito. Mas isso não a impede de continuar a sonhar com uma carreira ao mais alto nível numa modalidade tão exigente como ténis.
Esta segunda-feira, no Dubai, Jones impressionou ao derrotar em apenas dois sets a romena Monica Niculescu, antiga top 30 mundial, por 6-3 e 6-2, mostrando ao Mundo — e a quem duvida dela — pela ‘enésima’ vez que está mesmo disposta a contrariar todos aqueles que lhe têm dito que o ténis… não é para ela.
Jones, que já foi operada inúmeras vezes ao longo da sua vida, sempre teve jeito para o ténis e passou mesmo muitos anos da sua adolescência na Academia Sanchéz Casal, em Barcelona. “Quando dizem a uma criança de 9 anos que não consegue fazer algo, ela normalmente chora, fica triste. Mas eu fiquei motivada a provar que quem disse aquilo estava errado. Fi-lo por mim mas também para encorajar outros que estejam na minha situação. Não o vejo como uma desvantagem. Eu tenho cartas diferentes daquelas que têm as minhas rivais. Mas não significa que com aquelas que tenho não consiga vencê-las”, admitiu à BBC.