This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Francesca Jones: tem oito dedos nas mãos, sete nos pés e está a triunfar no Australian Open
Francesca Jones, jovem tenista britânica de 20 anos, poderia ser apenas mais uma jovem a estrear-se em torneios de Grand Slam esta semana no Dubai, onde excecionalmente se joga a fase prévia do Australian Open. Mas não é. A atual número 241 do ranking mundial nasceu com uma displasia ectodérmica rara e só tem 15 dedos: quatro em cada mão, três no pé esquerdo e quatro no pé direito. Mas isso não a impede de continuar a sonhar com uma carreira ao mais alto nível numa modalidade tão exigente como ténis.
Esta segunda-feira, no Dubai, Jones impressionou ao derrotar em apenas dois sets a romena Monica Niculescu, antiga top 30 mundial, por 6-3 e 6-2, mostrando ao Mundo — e a quem duvida dela — pela ‘enésima’ vez que está mesmo disposta a contrariar todos aqueles que lhe têm dito que o ténis… não é para ela.
Jones, que já foi operada inúmeras vezes ao longo da sua vida, sempre teve jeito para o ténis e passou mesmo muitos anos da sua adolescência na Academia Sanchéz Casal, em Barcelona. “Quando dizem a uma criança de 9 anos que não consegue fazer algo, ela normalmente chora, fica triste. Mas eu fiquei motivada a provar que quem disse aquilo estava errado. Fi-lo por mim mas também para encorajar outros que estejam na minha situação. Não o vejo como uma desvantagem. Eu tenho cartas diferentes daquelas que têm as minhas rivais. Mas não significa que com aquelas que tenho não consiga vencê-las”, admitiu à BBC.
Ver esta publicação no Instagram
Aos dias de hoje, Jones continua a viver e a treinar em Barcelona e nos últimos meses progrediu bastante no ranking, saltando de fora do top 350 para dentro do top 250 com a ajuda de grandes resultados nos torneios ITF depois da paragem de cinco meses e meio por causa da pandemia.
Esta terça-feira, Jones volta ao court no Dubai para continuar a sua pequena mas importante história: vai defrontar a croata Jana Fett na segunda ronda do qualifying.
- Categorias:
- WTA