Final da Taça Davis não tem uma seleção europeia pela primeira vez em 32 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 26, 2022

Austrália e Canadá vão disputar o tão desejado troféu da Taça Davis neste domingo, em Málaga. Os australianos perseguem o seu 29.º título e primeiro desde 2003, enquanto os canadianos tentam vencer a prova de forma inédita. Certo é que há algo que já é notável que ficou confirmado com a presença destas duas seleções na final, depois de Canadá bater Itália e de Austrália eliminar a Croácia.

É que esta é a primeira final da Taça Davis sem uma seleção europeia desde… 1990! É preciso recuar 32 anos para encontrar algo igual, quando Estados Unidos e Austrália mediram forças em solo norte-americano, com vitória por 3-2 da equipa da casa. Desde então, pelo menos uma seleção europeia está na final, sendo que 14 das finais desde então foram cem por cento europeias.

Canadá resiste no par decisivo (que teve Berrettini) e apura-se para a segunda final na Taça Davis

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt