Federer tornou-se número um do Mundo pela primeira vez… há 20 anos
Estávamos no dia 2 de fevereiro de 2004 quando Roger Federer se tornou número um do Mundo pela primeira vez na carreira. O suíço, então com 22 anos, garantiu a ultrapassagem a Andy Roddick depois de conquistar o Australian Open, na altura o segundo Grand Slam da sua vida. Aí se escreveu a primeira página de uma história inesquecível nos livros do ténis mundial.
Federer acumulou 20 títulos do Grand Slam e continua ser, nos dias de hoje, o dono do recorde de semanas consecutivas como número um do Mundo (237), longe do segundo classificado Jimmy Connors (160) e ainda mais dos números que Novak Djokovic (122) ou Rafael Nadal (56) alcançaram. No entanto, o recorde absoluto pertence a Nole, com 410 (e a contar) face às 310 do helvético.
Outra marca que ainda permanece nas mãos de Federer é a distância entre a primeira e a última vez enquanto número um do Mundo. Essa derradeira ocasião aconteceu em junho de 2018, com 14 anos e 142 dias de distância para a sua estreia. Djokovic surge em segundo lugar com 12 anos e 213 dias nesta altura.
Leia também:
- — Figura do ténis italiano garante: «Alcaraz está a anos luz de Sinner mentalmente»
- — Roddick sai em defesa de Medvedev: «O mais subestimado de todos os tempos»
- — [VÍDEO] Bopanna é recebido em festa na Índia após título histórico no Australian Open