Federer sai do topo do ranking nacional da Suíça pela primeira vez desde abril… de 2001
Roger Federer já é o 44.º classificado do ranking ATP, com a queda a acentuar-se a cada semana pelo simples facto de não competir devido a lesão. No entanto, os pontos que ainda vai mantendo são suficientes para ser o suíço mais bem colocado no ranking mundial, à frente de Henri Laaksonen (87.ª). A questão é que, a nível nacional, Federer deixou de ser o número um, algo que se verificava desde abril… de 2001.
O ranking suíço é publicado duas vezes por ano, sendo que o veterano foi agora substituído precisamente por Laaksonen. Ora, a própria Swiss Tennis explicou que a classificação de Federer, tal como a de Stan Wawrinka, foi congelada devido às longas paragens motivadas por problemas físicos. Nesse sentido, foram tirados provisoriamente do ranking nacional, sendo que regressam mal voltarem a pontuar no ranking ATP.
Refira-se que o ranking serve para os torneios nacionais organizados na Suíça, pelo que se trata mais de uma mudança simbólica, embora seja de assinalar o fim desse reinado que durou mais de 20 anos em solo helvético.