Federer elimina Wawrinka e volta às meias-finais em Paris sete anos depois

Por Bola Amarela - 4 Junho, 2019

Roger Federer, número três mundial e campeão de Roland Garros em 2009, carimbou esta terça-feira o regresso às meias-finais do Grand Slam francês sete anos depois da última vez (em 2012), naquela que é a sua primeira participação na prova desde… 2015.

Num encontro de grande qualidade, que acabou por corresponder às muitas expetativas nele depositadas, Federer, de 37 anos, derrotou o seu amigo e compatriota Stan Wawrinka, campeão de 2015 e último homem a bater o campeoníssimo neste torneio (nos ‘quartos’ dessa edição), por 7-6(4), 4-6, 7-6(5) e 6-4, num encontro que se prolongou por 3 horas e 40 minutos e que foi interrompido durante mais de uma hora quando estava 3-3 no quarto set, devido a uma trovoada que (felizmente) não durou muito tempo.

Para Federer, segue-se o maior dos desafios (e o seu eterno pesadelo em terra batida): Rafael Nadal, número dois mundial e 11 vezes campeão em Paris. A meia-final de sexta-feira será o 39.º encontro entre ambos e o espanhol lidera o confronto direto por 23-15, 13-2 em terra batida e 5-0 em Roland Garros. Federer vem, no entanto, da maior série de vitórias da sua carreira diante do amigo e rival espanhol, tendo vencido os últimos cinco encontros.