Faria aproveita segunda vida no Rio, avança para os ‘oitavos’ e estreia-se no top 100 aos 21 anos

Por José Morgado - Fevereiro 19, 2025
Faria
FOTO: Fotojump

RIO DE JANEIRO. BRASIL. Jaime Faria, número dois nacional e (ainda) 107.º colocado do ranking ATP, aproveitou esta terça-feira com enorme categoria a sua ‘segunda vida’ no ATP 500 do Rio de Janeiro, no Brasil, e qualificou-se para os oitavos-de-final do Rio Open, a primeira vitória da sua carreira em quadros principais de torneios ATP (tinha apenas uma ’tour-level’, mas num Grand Slam). Este triunfo, um dos mais importantes da carreira de Faria, tem duplo significado relevante, uma vez que garante em definitivo a entrada do tenista nascido em Lisboa no top 100 mundial.

Depois de perder um duelo muito duro na fase de qualificação no último domingo (diante de Juan Manuel Cerúndolo, entretanto eliminado), Faria, de 21 anos, fez uma exibição de bom nível para derrotar o qualifier chileno Tomas Barrios Vera, 139.º ATP, por 6-2 e 7-5, num encontro que resolveu em cerca de hora e meia e no qual pareceu sempre ter o ascendente.

Faria, que entrou para lugar do lesionado Lorenzo Musetti (segundo cabeça-de-série) e que por isso ‘herdou’ o seu quadro, vai defrontar na segunda ronda o espanhol Jaume Munar, 55.º ATP e um dos tenistas mais em forma neste início de temporada.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com