É fácil reconhecer Garbiñe Muguruza nas ruas? Aparentemente não, diz a própria
Por muito que o tente contrariar, Garbiñe Muguruza é uma das jogadoras do circuito feminino mais populares do momento. A jogadora espanhola não teve mãos a medir em entrevistas e compromissos depois de vencer o torneio de Wimbledon e, pelo meio, “arranjou” ainda um tempo para ir a Cincinnati vencer o torneio com uma vitória autoritária na final. Em entrevista recente com a “TIME“, Muguruza falou sobre os truques para derrotar as manas Williams e diz que não se considera a favorita para o Open dos Estados Unidos.
A jogadora espanhola, número três a hierquia mundial, fez nesta quinta-feira o seu primeiro treino do ano em Flushing Meadows com vista à conquista do terceiro Grand Slam da sua carreira. Desde 2012 que uma jogadora do circuito feminino não vence Wimbledon e o Open dos Estados Unidos na primeira temporada, algo que, nos últimos 20 anos, foi conseguido somente por dois nomes de peso: Venus e Serena Williams. E Muguruza sabe como derrotá-las.
“Não há segredo, é ir para o court sem medos. Estás a jogar contra uma das melhores de sempre no ténis. Não sinto que estejas a jogar totalmente livre, é preciso concentrares-te no jogo e esqueceres o público, e a adversária. É muita preparação e assim que entras no court tens de sentir que fizeste tudo o que podias para estares pronta”, comentou a espanhola.
Atualmente à espera do nascimento do seu primeiro filho, Serena está fora e é uma preocupação a menos para Mguruza, que mesmo assim não se considera a favorita a vencer a prova em Nova Iorque: “Meu deus, não. As pessoas dizem que a campeã do torneio [do Grand Slam] anterior vai vencer o torneio seguinte, é a maneira clássica de ver as coisas mas quase nunca acontece”. A espanhola admitiu também que não era capaz de jogar ténis estando grávida, tal como fez Serena Williams no Open da Austrália, um feito considerado “incrível” por Muguruza.
E mesmo mais de um mês depois da conquista na relva de Londres, a pergunta mantém-se: como é lidar com o público quando se vence um dos torneios desportivos mais mediáticos do planeta? Com humor, admire a espanhola:
“A boa notícia é que eu jogo com um visor, então quando as pessoas olham para mim na rua começam a duvidar. Ficam a olhar para mim e não sabem. É divertido, e às vezes eu viro-me para eles e digo “porque é estás a olhar assim para mim?#8221;.
“Quanto mais ganhas, mais expetativas as pessoas têm. Vêem-te como uma possível campeã aonde quer que vás, e percebes que toda a gente está a ver-te e à espera de que ganhes. É difícil”, conclui Muguruza, que é mesmo a principal favorita a levantar o troféu no US Open pelas casas de apostas.