Ex-número um atira: «Separação de Djokovic e Murray não surpreende»

Por José Morgado - Maio 17, 2025
murray djokovic
Divulgação/ATP

A antiga número um mundial Justine Henin comentou a recente separação profissional entre Novak Djokovic e Andy Murray, afirmando que a decisão não a surpreendeu. Henin destacou que, apesar da amizade e respeito mútuo entre os dois ex-rivais, a parceria não produziu os resultados esperados.

“Não me surpreende, sinceramente. Foi uma aposta ousada, mas arriscada”, afirmou Henin. “Djokovic estava claramente à procura de algo diferente, talvez de uma faísca emocional que o ajudasse a reencontrar o seu melhor nível. Andy podia trazer uma visão tática interessante, mas isso nem sempre se traduz em resultados imediatos.”

A belga acrescentou ainda: “Apesar da amizade, as expectativas eram demasiado elevadas. Quando não se traduzem em troféus, especialmente para alguém como Novak, torna-se complicado manter a parceria.”

Sobre o futuro de Djokovic, Henin foi cautelosa: “Estamos a chegar a Roland Garros e ele precisa de reencontrar estabilidade. Talvez este torneio em Genebra seja a solução para ganhar ritmo. Mas neste momento, o que ele mais precisa é de clareza e confiança.”

Durante os seis meses de colaboração, Djokovic alcançou as meias-finais no Open da Austrália e a final no Masters 1000 de Miami, mas sofreu eliminações precoces em Doha, Indian Wells, Monte Carlo e Madrid. Henin sugeriu que, embora a relação pessoal entre os dois tenha sido positiva, os desafios competitivos e a falta de vitórias consistentes tornaram a continuidade da parceria insustentável.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com