ET Maia, AHEAD CT e Lousada TA conquistam Campeonato Nacional de Equipas
A Escola de Ténis da Maia e o AHEAD Clube Ténis foram os grandes vencedores do Campeonato Nacional de Equipas Seniores da primeira divisão, ao passo que no Campeonato Nacional de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas o Lousada Ténis Atlântico conquistou a primeira prova da história. A maior competição coletiva de ténis em Portugal decorreu na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor de 7 a 10 de dezembro.
A 68.ª edição da prova masculina foi vencida pelo terceiro ano consecutivo pela Escola de Ténis da Maia. Numa reedição da final da época transata, a turma comandada por João Maio bateu o Centro de Ténis de Faro por 3-2.
Francisco Rocha (929.º ATP) deu o primeiro ponto da final ao conjunto maiato depois de superar Tomás Luís por esclarecedores 6-2 e 6-0, assumindo-se uma vez mais como um elemento-chave da equipa.
Guilherme Valdoleiros cedeu para João Graça com os parciais de 7-6(4) e 6-0 e tudo ficou igualado, só que Nuno Borges, a grande estrela da competição (66.º ATP e vencedor do Maia Open, terceiro título Challenger de 2023, no passado domingo), passou pelo capitão algarvio, José Ricardo Nunes, por 6-2 e 6-3.
O número um nacional alinhou, pouco tempo depois, ao lado do amigo Francisco Rocha para selar a discussão do troféu. Os mais cotados da prova (os únicos com ranking ATP) ultrapassaram João Graça e José Ricardo Nunes por 6-1 e 6-2 e o tricampeonato foi consumado (Salvador Monteiro e João Teixeira abdicaram do outro duelo de pares quando até estavam em vantagem perante Tomás Luís e João Maria Soares).
E se a Escola de Ténis da Maia voltou a celebrar, o AHEAD Clube Ténis, na 32.ª disputa do quadro feminino, fê-lo pela primeira vez. A equipa orientada por Dário Matias contou com Angelina Voloshchuk (769.ª WTA) durante todo o torneio e na final bateu o Clube Escola de Ténis de Oeiras por 2-1 para se estrear a erguer o Campeonato Nacional de Equipas Seniores da primeira divisão.
A número três nacional (apesar de ter ainda 16 anos) adiantou a conclusão ao impor-se perante Miroslava Medvedeva com os parciais de 6-1 e 6-3 e, em conjunto com Frederica Nunes, garantiu o triunfo no par decisivo ao superar Maria Constança Magalhães e Medvedeva por 6-2 e 6-3, isto depois de Sofia Skrypnichenko ter cedido por 6-0 e 6-0 face a Isabel Gonçalves.
A final do Campeonato Nacional de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas também foi resolvida no par. Carlos Leitão justificou o estatuto de oito vezes campeão nacional individual e deu vantagem ao Clube de Ténis de Pombal (6-1 e 6-2 contra José Sousa), mas Álvaro Saavedra (6-0 e 6-2 perante Pedro Silva) empatou a contenda. O Lousada Ténis Atlântico venceu o tira-teimas – no qual atuaram os mesmos protagonistas dos duelos de singulares – por 6-2 e 6-1.