Espanha, Ucrânia e Grã-Bretanha carimbam bilhetes para as Billie Jean King Cup Finals
Há mais três seleções garantidas nas Billie Jean King Cup Finals. Espanha, Ucrânia e Grã-Bretanha juntaram-se a um elenco que já contava com China, Itália e Cazaquistão, pelo que resta ocupar duas vagas.
A Espanha surpreendeu a Chéquia, ao resolver esse embate decisivo em Ostrava, mesmo sem ter a sua melhor seleção presente. Certo é que Cristina Bucsa começou por bater Marie Bouzkova por 7-5 e 6-1, antes de Jessica Bouzas Maneiro ultrapassar Linda Noskova por 6-4 e 6-2, garantindo desde logo o apuramento para essa final. As checas ainda triunfaram no duelo de pares que já nada significava.
Leia também:
- — Musetti vence meia-final épica e marca duelo com Alcaraz em Monte-Carlo
- — HISTÓRICO! Portugal bate Eslovénia e apura-se para os Playoffs do Grupo Mundial da BJK Cup pela primeira vez
- — Alcaraz bate Davidovich, volta a uma final Masters 1000 e luta pelo título em Monte-Carlo
Já a Ucrânia confirmou o favoritismo diante da Suíça, ainda que só precisasse de um set. Celine Naef até começou por surpreender Marta Kostyuk por 6-4 e 7-6(1), mas Elina Svitolina resolveu a questão por 6-4 e 6-2 diante de Jil Teichmann, antes de Nadiia Kichenok e Katarina Zavatska vencerem o par também.
A finalizar, a Grã-Bretanha bateu os Países Baixos num encontro que valia o bilhete para a fase final. Sonay Kartal superou Eva Vedder por 6-4, 4-6 e 6-1, enquanto Suzan Lamens empatou ao bater Katie Boulter por 6-4 e 6-3. Tudo se resolveu no duelo de pares, com Boulter e Jodie Burrage a dominarem Lamens e Demi Schuurs por 6-2 e 6-2.
Resta agora fechar o apuramento entre Canadá e Japão, bem como entre Estados Unidos e Eslováquia.