Emma-zing: Raducanu vence US Open vinda do qualifying, aos 18 anos e sem perder sets

Por José Morgado - Setembro 11, 2021
raducanu

Emma Raducanu, de apenas 18 anos, fez história este sábado ao tornar-se na primeira qualifier dar sempre a vencer um torneio de Grand Slam, ao conquistar a incrível edição de 2021 do US Open, em Nova Iorque.

Num encontro entre duas tenistas nascidas no Canadá, a tenista britânica que nasceu em Toronto e tem origem romena e chinesa derrotou na final a canadiana Leylah Fernandez, 73.ª WTA, de origem Filipina e equatoriana, por 6-4 e 6-3, em 1h50 de um duelo de grande nível.

Raducanu, 150ª WTA, mostrou-se como sempre extremamente agressiva e esclarecida taticamente, num encontro em que nenhuma das duas tenistas acusou o momento de jogar uma primeira final em majors.

A britânica vai saltar para o 23.º posto do ranking mundial, ao passo que Fernandez fica no 28.º lugar.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt