Elmer Moller encabeça a lista de semifinalistas do Maia Open
A jornada desta sexta-feira definiu os quatro atletas que irão disputar as meias finais da prova de singulares, que deixou de contar com representação portuguesa após a eliminação de Henrique Rocha no dia de ontem. Andrej Martin, Lilian Marmousez, Elmer Moller ou Daniel Merida Aguilar. Um deles será o campeão da oitava edição do Maia Open.
Não seria prudente começar senão por aquele que conhece melhor os cantos à casa. Falamos do tenista eslovaco de 36 anos Andrej Martin (atual 393.° ATP), que bateu na manhã de hoje Alexei Vatutin por 6-1 e 7-5 para garantir a sua 5.° meia-final na Maia. Tentará aceder à primeira final no torneio e evitar o sucedido em 2019, na dupla edição de 2021 e em 2024, mas para isso acontecer terá de ultrapassar o também qualifier Lilian Marmousez (355.°), que está a protagonizar a sua melhor semana da temporada.
Marmousez derrotou o carrasco de Jaime Faria, Filip Cristian Jianu (286.º), com os parciais de 6-2 e 6-3, num encontro que dominou do início ao fim e que podia até ter sido mais desequilibrado se no segundo set o gaulês não tivesse deixado fugir uma vantagem de duplo break. O jogador francês de 23 anos vai disputar apenas pela segunda vez na carreira uma meia-final Challenger e em caso de triunfo confirma a entrada inédita no top 300 mundial.
Na metade superior do quadro, o tenista espanhol de 21 anos Daniel Merida Aguilar (170.º) não teve tarefa fácil perante Jan Choinski (128.º), primeiro cabeça-de-série, mas foi mais forte nos momentos importantes e impossibilitou o adversário de crescer, sobretudo, animicamente durante o encontro, ganhando por 6-3 e 7-5. O britânico acabou por pecar em demasia pelos inúmeros pontos de break desperdiçados – converteu apenas 1 em 19 (!), o que por si só explica o resultado final.
Para fechar o dia, contamos com a qualificação do jovem dinamarquês Elmer Moller, que ergueu em Portugal dois dos seus três títulos Challenger apresentados no palmarés (em Braga, na temporada passada, e em Oeiras já este ano). O jogador nórdico de 22 anos, que coabita na 124.º posição do ranking mundial, recuperou de desvantagens quer no primeiro como no segundo sets e conseguiu carimbar o passaporte para a meia-final, ao vencer o qualifier espanhol Carlos Lopez Montagud (551.º) por 7-5 e 6-4, numa vitória com sabor a vingança depois de não ter sorrido no último e único encontro registado até então entre ambos (em outubro, no Challenger de Valência).
Feito o rescaldo do antepenúltimo dia da competição, é hora de espreitar a ordem de jogos deste sábado, que terá primeiramente as meias-finais de singulares e, mais tarde, a final de pares, com Tiago Pereira em ação (nunca antes das 15h).
