Eduardo Ribeiro prevalece em grande duelo contra João Fonseca no Challenger de Florianópolis

Por Bruno da Silva - Abril 21, 2023
eduardo ribeiro challenger
Luiz Candido/CBT

Os dois últimos brasileiros restantes na chave de simples do Challenger de Florianópolis se enfrentaram nas quartas de final nesta sexta-feira (21), e Eduardo Ribeiro (389º da ATP) prevaleceu em grande jogo contra João Fonseca, 16 anos, número 839 do mundo. O gaúcho de 25 anos venceu em três sets, parciais de 6-1, 6-7(5) e 7-5, em 2h35. Ribeiro nunca antes havia passado das oitavas de final em um torneio desta magnitude e, agora, já está nas semis.

Ribeiro fez um grande primeiro set, vencendo 100% dos pontos no saque e oportunizando, no total, 11 break points, convertendo três deles e anotando rapidamente 6-1, em meia hora.

No segundo, porém, Fonseca quebrou logo de cara e retomou um pouco da confiança. O jovem de 16 anos sofreu o empate no quarto game, mas voltou a quebrar o serviço de Ribeiro no nono, se colocando em posição para servir para o set. Ele, porém, não conseguiu fechar e a decisão foi para o tie-break.

Mesmo com a chance desperdiçada, Fonseca manteve a postura e perdeu só um ponto no serviço no game desempate, igualando a partida com um 7-6(5), em 1h05.

No terceiro set, Fonseca quebrou Ribeiro no quarto game, logo após salvar dois break points, mas não conseguiu segurar a vantagem e tomou o empate logo na sequência. Depois disso, os dois confirmaram o serviço com relativa tranquilidade até o 11º game, quando o gaúcho aproveitou a chance que teve. Servindo para o jogo, o número 389 do mundo não tremeu e assegurou a vitória.

Sequência do torneio

Os dois brasileiros já garantiram atingir suas melhores posições no ranking da ATP após a campanha em Floripa – Eduardo Ribeiro entre os 340 do mundo, e Fonseca no top 700.

Fonseca segue no torneio na chave de duplas ao lado de Thiago Wild –  eles enfrentam os também brasileiros Boscardin/Heide nas semifinais. Já Ribeiro vai desafiar o cabeça de chave 1 Tomás Barrios Vera (149º da ATP) por vaga à decisão. Eles já se enfrentaram uma vez neste ano, no Challenger de Piracicaba em janeiro, quando o chileno venceu por 2 a 0.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.