This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
E se Djokovic cumprir o que diz? Saída do top 10 pode tornar-se inevitável no fim do ano
Novak Djokovic deixou no ar a hipótese de apenas disputar o Masters 1000 de Xangai até ao final da temporada e aí colocar um ponto final na sua época. Dessa forma, automaticamente não defende os títulos no Masters 1000 de Paris e nas ATP Finals, pelo que as consequências no seu ranking podem ser grandes para começar a temporada seguinte, nomeadamente no ataque ao Australian Open.
Vamos a contas. Nesta altura com 5.560 pontos no quarto lugar, Djokovic tem a descontar 2.300 pontos até ao fim da temporada. Se a sua época acabar mesmo na China, o que fizer nesse Masters 1000 será absolutamente determinante. Sem os pontos que caem do seu total, Nole tomba para 3.260 pontos, algo que neste momento valeria o 13.º lugar do ranking ATP. Para continuar no top 10, está obrigado a vencer o título em Xangai, prestação que poderia colocá-lo no 7.º posto.
Ora, as implicações para o Australian Open são grandes, sendo que o sérvio afirma que os Grand Slams continuam a ser a sua prioridade. É que se ficar entre o 13.º e o 16.º lugar, então estaria obrigado a defrontar um dos quatro melhores do ranking nos oitavos-de-final, ou seja, Jannik Sinner, Carlos Alcaraz, Alexander Zverev ou Daniil Medvedev, eventualmente. Desta forma, o que fizer na China vai assumir enorme preponderância caso decida não jogar mais daí para a frente.
Leia também:
- — Djokovic pode acabar a temporada depois de exibição na Arábia Saudita: «Pela 1.ª vez não tenho planos a longo prazo»
- — Sinner anuncia contratação de dois antigos membros da equipa de… Djokovic
- — Dimitrov derrota Djokovic em duelo de ‘irmãos’ em Sófia
Por outro lado, caso decida jogar ainda o Masters 1000 de Paris, as possibilidades de se apurar para as ATP Finals e de tentar defender o troféu em Turim mantêm-se vivas.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Novak Djokovic