Dubai, 2016: Todas as cabeças-de-série perderam no seu primeiro encontro
O granizo que caiu durante várias horas no Dubai parecia ser a antecipação da verdadeira hecatombe de cabeças-de-série que estava reservada para a terceira jornada do WTA Premier árabe. Das oito cabeças-de-série que entraram em court no evento, um dos mais populares do ano no circuito feminino, NENHUMA venceu qualquer encontro: quatro perderam na primeira ronda e quatro na segunda, depois de ficarem isentas da eliminatória inaugural.
Esta é apenas a quarta vez na história que todas as cabeças-de-série de um torneio WTA perderam antes dos quartos-de-final. As outras três aconteceram em Hobart (2009), Bogotá (2012) e Bastad (2014).
Ana Ivanovic, número 17 mundial e uma das jogadoras mais populares do circuito feminino, é agora a jogadora com melhor ranking a sobreviver às duas primeiras jornadas, após bater na segunda ronda a romena Simona Halep, número três mundial e campeã em título, por 7-6(2) e 6-2, num encontro em que bateu a direita ao nível que a levou a ser em tempos número um do ranking WTA.
“Estou eufórica com esta vitória, para ser honesta. Comecei mal a época e tinha de dar um rumo diferente ao meu ténis, acho que estou a conseguir. Joguei muito bem e fui muito agressiva, especialmente na reta final do primeiro set, que acabou por resolver o encontro”, confessou a sérvia no final do encontro.
A sérvia de 28 anos tem encontro marcado nos quartos-de-final com a checa Barbora Strycova, que derrotou na segunda ronda a alemã Julia Goerges, por 2-6, 6-3 e 6-1, depois de ter estado a perder por 2-6 e 0-3.
Garbine Muguruza, segunda cabeça-de-série, Carla Suárez Navarro, terceira, e Petra Kvitova, quarta, também foram todas eliminadas na segunda ronda. Muguruza perdeu diante de Elina Svitolina por 7-6(3) e 6-3; Suárez Navarro caiu diante de Caroline Garcia por 4-6, 6-4 e 6-3; e Kvitova não resistiu a Madison Brengle, por 0-6, 7-6(1) e 6-3.
Andrea Petkovic (d. Jelena Jankovic, 6-3 e 6-2), Sara Errani (d. Yaroslava Shvedova, 6-3 e 6-0) e CoCo Vandeweghe (d. Kristina Mladenovic, 7-5, 3-6 e 6-4) também estão no top-8 da prova árabe.
Alinhamento dos quartos-de-final
Ana Ivanovic vs. Barbora Strycova
Caroline Garcia vs. Andrea PetkovicSara Errani vs. Madison Brengle
CoCo Vandeweghe vs. Elina Svitolina