Donna Vekic desilude, Tjen é surpreendida e Tomljanovic firma créditos a caminho da 2.° ronda em Pequim
Esta quinta-feira, no WTA 1000 de Pequim, fecharam-se os embates relativos à primeira ronda do quadro principal, sendo que a partir de amanhã já teremos as principais estrelas da prova a entrarem em ação.
Passando em revista alguns desses encontros que preencheram a agenda da jornada de hoje, podemos já verificar algumas surpresas. À cabeça surge mais um desapontante resultado da tenista croata Donna Vekic (atual 69.° WTA), vice-campeã olímpica e semifinalista de Wimbledon em 2024, que caíu aos pés da espanhola Cristina Bucsa (67.°) pelos parciais de 6-2 e 6-4, ao cabo de pouco menos de hora e meia.
Quem também ficou pelo caminho foi a checa de 29 anos Katerina Siniakova (62.°). A atual número um do Mundo em pares e vencedora de múltiplos torneios do Grand-Slam nessa variante não conseguiu pôr em prática a enorme versatilidade presente no seu ténis e foi superada por Anastasia Potapova (59.°) com os parciais de 6-3 e 6-4.
A australiana Alja Tomljanovic (94.°) alcançou uma boa vitória em sets diretos para avançar rumo à 2.° ronda, depois de virar uma desvantagem de duplo break (0-4) na primeira partida perante Yuliia Starodubtseva (86.°). Vai ter pela frente próximo sábado um teste bastante exigente, sendo que encara a norte-americana Jessica Pegula, número 7 do Mundo e antiga finalista do US Open.
Por sua vez, Loïs Boisson (41.°) e Anastasia Sasnovich (130.°) tiveram de suar bastante para resgatar triunfos em tremendas batalhas. A francesa de 22 anos e grande sensação de Roland-Garros – chegou às meias-finais como wild-card (!) – foi forçada a um decisivo set, depois de não aproveitar o ascendente no desenrolar da segunda partida, mas descomplicou a tarefa na reta final para bater a qualifier húngara Dalma Galfi (97.°) por 7-6(6), 5-7 e 6-2, em 3h26, e confirmar a presença na próxima eliminatória.
Já em duelo de jogadoras vindas da fase de qualificação, Sasnovich contrariou o favoritismo e eliminou de virada a indonésia Janice Tjen (atual 102.°), jogadora de 23 anos que está a viver a melhor temporada da sua carreira, com destaque para a prestação em Flushing Meadows, onde atingiu a 2.° ronda, e a primeira final no circuito WTA, em São Paulo, há pouco mais de duas semanas.