Dmitry Popko conquista o seu primeiro Challenger no Lisboa Belém Open

Por José Morgado - Outubro 3, 2021
popko
Beatriz Ruivo/Del Monte Lisboa Belém Open

Dmitry Popko bateu este domingo o italiano Andrea Pellegrino e conquistou o título do Del Monte Lisboa Belém Open, torneio de categoria 80 do ATP Challenger Tour, que decorreu no Club Internacional Foot-ball (CIF), em Lisboa.

Naquele que foi o primeiro encontro entre ambos levou a melhor o jogador do Cazaquistão, número 187 no ranking ATP, em apenas dois “sets”, com os parciais de 6-2 e 6-4, ao fim de uma hora e 50 minutos. O encontro começou com algum atrasou devido a problemas relacionados com a preparação do court, afetado pela chuva e vento que afetaram Lisboa durante a noite.

Depois de eliminar nos quartos de final o português João Domingues (salvando dois match points) e nas meias-finais o francês Hugo Gaston, Dmitry Popko impôs hoje quatro quebras de serviço ao adversário, 258.º classificado na hierarquia mundial, que só conseguiu fazer um break, para alcançar o seu primeiro título da carreira no “challenger” lisboeta.

“Foi um encontro duro, com condições complicadas. O court não estava fácil e o encontro foi totalmente diferente dos dias anteriores, mas eu ajustei-me um pouco melhor e isso ajudou-me a vencer”, confessou Popko, que espera que este seja o primeiro de muitos títulos. “Sinto-me muito feliz e confiante para os próximos torneios”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com