Djokovic volta a jogar muito e está a uma vitória do título 100 em Genebra

Por José Morgado - Maio 23, 2025

Novak Djokovic, de recém-cumpridos 38 anos de idade, garantiu esta sexta-feira que vai ter mais uma oportunidade de atacar o 100.º título de singulares da sua carreira, ao aceder à final do ATP 250 de Genebra, na Suíça, torneio para o qual pediu um wild card de última-hora com o objetivo de preparar melhor a sua participação em Roland Garros.

O campeoníssimo sérvio, recordista de títulos de Grand Slam, Masters 1000 e de semanas na liderança ATP, atualmente no sexto posto do ranking mundial, voltou a jogar a grande nível para derrotar nas meias-finais da prova o britânico Cameron Norrie, ex-top 10 e atual 90.º, por 6-4, 6-7(6) e 6-1, num encontro que só não foi ganho mais facilmente porque o tenista britânico se exibiu a um nível como há muito não se via. Destaque para o incrível primeiro set de Djokovic (13 winners e apenas dois erros não-forçados) e para a notável reação do sérvio após perder o segundo set (perdeu apenas x pontos de serviço no terceiro parcial…).

Na final, Djokovic vai em busca do 100.º título diante do polaco Hubert Hurkacz, 31.º ATP, diante de quem nunca perdeu (7-0). Só Jimmy Connors (109) e Roger Federer (103) chegaram aos 100 títulos ATP na história do ténis.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com