Djokovic solta-se na frente com estatística impressionante diante de jogadores do top 3 mundial

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 15, 2022

Novak Djokovic é dono de muitos recordes históricos do ténis mundial, mas ainda há estatísticas que são realmente impressionantes. Uma delas foi destacada pelo portal espanhol Punto de Break, que analisou à lupa aquilo que o sérvio faz diante do top 3 do ranking ATP. Isto porque Nole bateu Stefanos Tsitsipas no arranque das ATP Finals e voltou a mostrar toda a sua força contra os melhores do Mundo.

Ora, Djokovic chegou aos 60 triunfos contra membros do top 3, estando sozinho a liderar esta estatística, onde só tem o resto do Big Three a rivalizar. Rafael Nadal soma 55 e Roger Federer fechou nas 51. No raio-x a estas vitórias, Nole bateu por 14 vezes o número um, por 28 o número dois e por 18 o número três.

Dividindo por adversário nesta condição, Federer foi vítima em 23 ocasiões, Nadal em 22, Andy Murray em 10, enquanto Andy Roddick, David Ferrer, Juan Martín Del Potro, Daniil Medvedev Stefanos Tsitsipas foram todos por uma vez. Será que ainda aumenta este número em Turim?

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt