Djokovic obrigado a aplicar-se no pontapé de saída da defesa do título em Roma

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 12, 2023

De volta a um palco onde alcançou 12 finais em 16 edições, Novak Djokovic teve de se aplicar para iniciar a defesa do título no Masters 1000 de Roma da melhor maneira. É que o número um do Mundo esteve longe de passear no seu encontro de estreia nesta edição, ao ser forçado a aplicar-se para ultrapassar Tomás Etcheverry (61.º), que já conta com duas finais ATP em terra batida esta temporada.

A defrontar um tenista que o idolatra, Djokovic resistiu com os parciais 7-6(5) e 6-2, elevando o seu nível à medida que o encontro avançou. Ainda assim, a verdade é que chegou a estar a perder por 3-1 no primeiro set, bem como por 5-3 no tie-break. Mas também é verdade que só enfrentou break points exatamente no jogo em que foi quebrado, logo de entrada no duelo, antes de estabilizar e crescer, até acabar num segundo set de bom nível.

Djokovic inicia, assim, a sua defesa do título e pontuou o regresso à competição — estava fora desde a derrota em Banja Luka — com um triunfo. Mesmo que vá perder o estatuto de número um do Mundo, procura ganhar tração a caminho de Roland Garros, sendo que agora vai medir forças com Grigor Dimitrov na luta por um lugar nos oitavos-de-final.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt