Djokovic jogou menos torneios mas acabou como líder dos triunfos contra o top 10

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 14, 2022

Novak Djokovic teve uma temporada muito atípica, que acabou por ser limitada a apenas onze torneios do ATP Tour. O sérvio foi deportado da Austrália e não teve autorização para jogar o US Open ou quatro torneios Masters 1000, por exemplo, mas acabou por, ainda assim, terminar a época no topo de uma estatística que mostra bem o nível que atingiu.

É que ninguém teve mais vitórias contra tenistas do top 10. Djokovic bateu adversários dos dez melhores do Mundo por onze vezes, pelo que acabou por bater um por torneio, em média. Carlos Alcaraz Holger Rune — que superou cinco (!) só no Masters 1000 de Paris — surgem logo atrás com nove, enquanto Rafael Nadal Stefanos Tsitsipas conseguiram esse tipo de triunfos por oito vezes.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt