Djokovic ganha recurso e evita ser banido do Masters de Paris Bercy

Por José Morgado - Março 24, 2022

Novak Djokovic, número um do Mundo, conseguiu evitar nos últimos dias ser banido do ATP Masters 1000 de Paris-Bercy, no final desta temporada, depois de o ATP lhe ter aberto um processo disciplinar pelo facto de o sérvio de 34 anos ter desistido tarde demais do torneio de Indian Wells sem qualquer justificação relacionada com questões físicas.

Recorde-se que o campeoníssimo sérvio, detentor de 20 Grand Slams, esticou até ao máximo as suas possibilidades de participar em Indian Wells apesar de saber que não poderia entrar nos Estados Unidos por não estar vacinado. O seu nome ainda apareceu no sorteio, mas acabou por ser retirado horas depois.

As regras indicam que o ATP pode banir um jogador que desista tarde demais de um dos ATP Masters 1000 seguintes em que defenda mais pontos e no caso do sérvio seria Bercy, onde em 2021 foi campeão.

Djokovic terá interposto um recurso onde justificou as razões que o levaram a desistir tão rapidamente e… foi-lhe dada razão.

Na sequência desta situação, o ATP enviou uma circular interna para os jogadores onde explica todo o processo de Djokovic e alerta para que estes não façam parecido nas próximas competições.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt