Djokovic: «Federer é o GOAT, não espero que as pessoas torçam por mim contra ele»

Por José Morgado - Abril 18, 2020
djokovic-federer

Novak Djokovic, número um do Mundo, participou este sábado em mais um direto de Instagram, desta feita com Stan Wawrinka, um dos tenistas que lhe deu mais trabalho ao longo dos últimos anos, derrotando-o em duas finais de torneios de Grand Slam. O sérvio foi questionado pelo suíço sobre o facto de ter sempre menos apoio do que os seus rivais Roger Federer e Rafael Nadal nos encontros entre ambos.

“Honestamente, no início da minha carreira, eu achava que não era justo e que merecia mais apoio nas minhas partidas contra o Rafa e Roger. Eu era mais emocional. Mas com a minha evolução como atleta, eu aceitei que as coisas eram como eram”, confessou Djokovic, que tentou depois explicar por que razão é que hoje em dia ainda tem menos apoio do que os outros. “Ele é provavelmente o melhor de todos os tempos. Eu não espero que o público esteja do meu lado contra ele. Acho que tem mais a ver com o facto de ele e o Rafa serem enormes do que pelo facto de eu ter feito algo de errado.”

Wawrinka tem uma opinião ligeiramente distinta. “Nunca pode haver três bons rapazes na mesma história. Há sempre um que tem de ser menos adorado. Talvez tenha a ver com o facto de no início da tua carreira teres tido uma postura um pouco diferente”.

Djokovic concordou. “Sim, quando apareci eu era aquele miúdo confiante e que encarava o ténis um pouco como se fosse eu contra o Mundo”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt