Djokovic e a sua quase desqualificação na Austrália: «Foi no calor do momento, tive sorte»

Por José Morgado - Janeiro 25, 2026
Djokovic

Novak Djokovic venceu Botic van de Zandschulp em três sets no Open da Austrália 2026, mas o encontro ficou marcado por um momento de tensão. Durante o jogo, o sérvio, visivelmente frustrado, bateu numa bola que passou muito perto de um apanha-bolas, gerando apreensão no recinto.

[VÍDEO] Novak Djokovic esteve a centímetros de ser desqualificado no Australian Open

Na conferência de imprensa, Djokovic fez questão de esclarecer o episódio e assumir a responsabilidade. “Peço desculpa por isso, foi apenas o calor do momento. Tive muita sorte nessa altura”, afirmou. O incidente não teve consequências disciplinares, mas relembrou episódios anteriores que terminaram com desqualificações, reforçando a importância do autocontrolo em situações de maior pressão competitiva.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com