This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Djokovic deixa aviso: «Sinto-me muito bem, especialmente a nível físico»
Novak Djokovic já está nos quartos de final do Open da Austrália 2026, ainda que de forma inesperada. O sérvio beneficiou da desistência de Jakub Mensik, que anunciou baixa devido a uma lesão abdominal, permitindo ao tenista de Belgrado alcançar automaticamente a antepenúltima ronda do primeiro Grand Slam da temporada.
Esta circunstância poderá revelar-se decisiva para as ambições de Djokovic, que procura gerir o desgaste físico numa fase do torneio em que Carlos Alcaraz e Jannik Sinner surgem como os grandes dominadores do circuito. Aos 38 anos, o sérvio sabe que a frescura física pode ser determinante, mas garante estar num momento excecional.
Na conferência de imprensa, Djokovic mostrou-se confiante: “Sinto-me muito bem, especialmente a nível físico. Provavelmente estou no melhor momento que tive em muito tempo”. O sérvio explicou que a preparação cuidada e o descanso prolongado antes do torneio foram fundamentais. “Esperava sentir-me assim, tendo em conta o tempo que tive para descansar e preparar este Grand Slam. As peças encaixaram de forma natural”, acrescentou.
Apesar do otimismo, Djokovic sublinhou que a gestão será feita com cautela. “Não vou jogo a jogo, vou dia a dia. Acordo, vejo como me sinto, decido se treino ou não. A esta altura, tem de ser assim”, afirmou, consciente das exigências físicas num calendário cada vez mais apertado.
O sérvio revelou ainda que encara as primeiras rondas com uma abordagem estratégica: “Nas fases iniciais tento ser mais tático, encaixando peças e preparando cada encontro. Nunca sabes exatamente como o jogo vai evoluir”.
Por fim, Djokovic comentou a eliminatória da Taça Davis entre a Sérvia e o Chile, competição em que não estará presente. “Representar o país deve ser sempre especial, mas há muitos fatores a considerar”, concluiu, deixando em aberto um eventual regresso caso a Sérvia avance — o que poderia ditar um duelo com Espanha na ronda seguinte.
Leia também:
- — Alcaraz regressa aos ‘quartos’ do Australian Open com a sua melhor exibição do torneio
- — Djokovic ainda salvou set points mas avança para os ‘oitavos’ de um Slam… pela 70.ª vez
- — Sinner admite: «Tive muita sorte com a regra do calor»
- Categorias:
- ATP World Tour
