Djokovic atinge mais uma estatística incrível com manutenção no topo

Por José Morgado - Abril 4, 2022
djokovic-dubai

Novak Djokovic, número um do Mundo, conseguiu manter a sua liderança do ranking mundial mesmo ser ter podido competir no ATP Masters 1000 de Miami. O sérvio de 34 anos soma a partir desta segunda-feira a sua 364.ª semana na liderança do ranking mundial, o que significa um total acumulado de sete (!) anos no topo da hierarquia mundial.

Este registo impressionante soma-se ao recorde de temporadas fechadas no topo da hierarquia mundial (sete, também…) e, claro, ao total de semanas na liderança do ranking mundial. Roger Federer é o segundo nesta estatística, com 310 semanas.

Djokovic ocupou a liderança do ranking mundial em 364 das últimas 561 semanas, cerca de 65 por cento desse período.

O líder mundial, que já garantiu 365 semanas no topo do ranking (não pode perder o lugar no topo esta semana…), está apenas atrás da alemã Steffi Graf, que liderou o ranking WTA durante 377 semanas.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt