Djokovic arranca nova época com triunfo tranquilo no regresso à Austrália

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 3, 2023

Quase dois anos depois, Novak Djokovic voltou a disputar um encontro de singulares na Austrália e o desfecho foi o mesmo que quase sempre na carreira do sérvio na terra dos cangurus. O número cinco do ranking ATP não deu a mínima hipótese a Constant Lestienne na primeira ronda do ATP 250 de Adelaide, num duelo em que nem teve de forçar muito para levar a melhorar e somar a sua primeira vitória da temporada.

Nole resolveu a questão com os claros parciais 6-3 e 6-2, justificando o claro favoritismo com que entrava em court para defrontar o 65.º classificado do ranking mundial. O gaulês de 30 anos, que saiu do circuito Challenger em 2022, equilibrou o encontro durante cerca de 20 minutos e até teve o primeiro — e o seu único — break point, mas Djokovic carregou no acelerador a partir do 2-2 no primeiro set e nunca mais olhou para trás.

Depois de perder em pares ao lado de Vasek Pospisil, Djokovic garantiu o lugar na segunda ronda de singulares, onde agora vai medir forças com mais um tenista francês, desta feita Quentin Halys, curiosamente classificado um lugar acima de Lestienne. Nole mantém-se de olhos postos na preparação para o Australian Open, onde tinha jogado pela última vez em solo australiano, com a conquista da final em 2021, então diante de Daniil Medvedev.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt